17/04/2017 às 12h23min - Atualizada em 17/04/2017 às 12h23min

Patrulhamento Rural Georreferenciado chega em Montes Claros de Goiás

Em parceria com a Polícia Militar, o Sindicato Rural e a Faeg adquiriram um drone, um telefone celular, um GPS e um notebook para a implantação da modalidade no município.

Com informações do Sistema Faeg
Da Redação Salobinha News
Subtenente Lourismar, comandante da PM de Montes Claros de Goiás

 

O Comandante da Polícia Militar de Montes Claros de Goiás, o Subtenente Lourismar, anunciou em entrevista na Rádio Carandá FM na manhã desta segunda-feira (17), a implantação do Patrulhamento Comunitário Rural Georreferenciado no município de Montes Claros. O lançamento oficial será nesta terça-feira, às 19h00min, no salão de eventos do Sindicato Rural de Montes Claros, com a presença de várias autoridades. O evento será  aberto ao público.

Essa modalidade de patrulhamento foi criado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar), Sindicato Rural e Polícia Militar.

Patrulhamento
Com o programa, a Polícia Militar faz uso da tecnologia para o combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural. Graças ao GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando houver uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

Além de mapear todas as propriedades e os acessos a cada uma delas, o uso de GPS pelas equipes de patrulhamento rural possibilita um amplo inventário de todos os bens das propriedades, máquinas agrícolas e outros veículos. Em caso de roubos em uma determinada propriedade, os policiais já sabem as características dos bens subtraídos, o que facilita a recuperação. O novo modelo de patrulhamento visa, principalmente, reduzir os indicadores de criminalidade nas áreas rurais.

Implantação
Além de Montes Claros de Goiás, as cidades de Guapó, Trindade, Varjão, Inhumas, Itumbiara, Caldas Novas, Caiapônia, Iporá, Orizona, Pires do Rio, Campo Alegre de Goiás e Catalão já utilizam o programa de Patrulha Rural Georreferenciada.

O subtenente Lourismar disse que o banco de dados é integrado com os demais municípios, e disse ainda que nas regiões em que o programa está em operação, o resultado é animador.  "A primeira implantação foi no município de Catalão, há mais de 3 anos, e lá já foi recuperado muito gado e maquinários furtados''.

As cidades de Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis e Itaberaí estão em fase de aquisição dos equipamentos para receber o programa. 

Telefones da Polícia Militar de Montes Claros de Goiás
Para acionar a Polícia Militar de Montes Claros de Goiás é só ligar 190 ou ainda:
Guarnição da Rádio Patrulha (62) 9 9969-5690
Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) (62) 9 9969-5671
Patrulha Rural de Montes Claros (62) 9 9670-8003

Fonte:

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
visitas

227587

views

373999

< < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < < <
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp